segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Livro de Teatro - Yoshi Oida - O Ator Invisível


Livro:
http://pt.scribd.com/doc/100285966/Oida-Yoshi-O-ator-invisivel

Sobre o Livro

Yoshi Oida – Ator, diretor e professor integrou desde 1968 a companhia teatral de Peter Brook, em Paris.
Nesse livro que é um manual prático da arte de atuar, Yoshi demonstra a amplitude e profundidade de suas experiências.
Mostra técnicas do Oriente e Ocidente, do tradicional e do experimental, do texto escrito e do improvisado, do cinema e do teatro, do corpo e da voz.
Cada parte técnica é exemplificada por pequenas e delicadas historias. É extraordinário o alcance de habilidades que o torna único e especialmente qualificado para falar sobre o oficio do ator.
“O ator jamais deve ser visto e sim a sua interpretação, e esta deve ser de supremo e estudado controle, para definir e expor em profundidade.”, diz Yoshi.
Como diz Peter Brook sobre o livro “Um Ator Invisível”: “Yoshi Oida mostra como os segredos e os mistérios da interpretação são inseparáveis de uma ciência precisa, concreta e detalhada, aprendida no calor da experiência. As lições vitais que ele nos passa são apresentadas de maneira tão luminosa e graciosa que as dificuldades, freqüentemente, tornam-se invisíveis.”


Vídeo:




Sobre o ator/autor:

Yoshi Oida: ator, diretor e professor japonês (1933- ):
Formado na escola tradicional de artes do Japão (teatro No), Oida participou do Teatro Japonês de Vanguarda e decidiu sair da terra natal para renovar sua visão do teatro. Em 1968 se juntou à equipe Internacional de teatro de Peter Brook e atuou em diversos palcos do mundo. Alguns anos depois começou a dirigir peças usando uma combinação única das técnicas oriental e ocidental de teatro. É conhecido por procurar a verdade através de seus trabalhos.





Nenhum comentário: